No ano de 1959, três empreendedores tupãenses, Carlos Ferreira Damião, Sakae Ishida e Ronaldo Goy (radialista) produziram um vídeo/documentário mostrando a cidade de Tupã, que chegava aos 30 anos de fundação, com inúmeras conquistas e desafios.
Intitulado Tupã, cidade progresso da Alta Paulista, tem Roteiro de Carlos Ferreira Damião; Cinegrafistas Sakae Ishida e Carlos Ferreira Damião; Narração do radialista Ronaldo Goy.
Tupã Histórico 1959 – Parte 1
Apresenta Tupã como a metrópole do progresso. Aeroporto, linha férrea, distâncias até a capital, São Paulo; 432 km em linha reta, 604 por ferrovias, 569 por rodovia.
Mostra a estação rodoviária, ruas em terra batida em áreas centrais, calçamento em paralelepípedos, a chegada do asfalto.
Avenida Tabajaras, Avenida Tamoios sentido Rua Aimorés e o icônico relógio que existia no cruzamento das duas ruas. Carroças dividindo espaço com veículos e árvores que enfeitavam a Avenida Tamoios.
Um desfile pelas praças de Tupã, Praça 9 de Julho, Rui Barbosa, Praça da Bandeira, Dom Bosco. Imagens da estátua de Dom Bosco, inaugurada em 8 de Outubro de 1950.
Prédios religiosos: Igreja Shindoista, Templo Budista, haviam 18 igrejas denominadas protestantes e as inúmeras igrejas católicas – destaque para a Matriz de são Pedro.
Neste ano de 1959, Tupã tinha 6 mil prédios, entre imóveis residenciais e comerciais.
Finaliza com um passeio pela arquitetura das casas da época, grandiosas e ricas em detalhes.
Tupã Histórico 1959 – Parte 2
Mostra Associação Comercial e Industrial de Tupã (ACIT), fundada em 1946.
Em 1959 Tupã tinha mais de 600 estabelecimentos comerciais, com Delore, Jeep Willlis, Casa Malacarne, prédios residenciais e comerciais na Avenida Tamoios, além de 10 instituições bancárias.
No vídeo é feito uma crítica recorrente à época, aos serviços de fornecimento de energia elétrica, que segundo a narração, atrapalha o desenvolvimento do Parque Industrial de Tupã.
Tupã tinha laticínios, frigoríficos, usinas de beneficiamento, cooperativas, como a Camap.
Serviços de saúde oferecidos pelo Hospital São Francisco de Assis e Santa Casa.
Correio e telégrafo, companhia telefônica. Tupã contava em 1959 com 1500 telefones instalados.
Trabalho da imprensa, por meio da Rádio Clube de Tupã, com 1000 Watts de potência (Emissoras coligadas ZYH5) e uma antena de 48 metros, instalada em uma residência da emissora.
Utilização do aeroporto para receber autoridades. Edifício do Fórum, onde hoje funciona a Câmara Municipal de Tupã.
Imagens da Escola Índia Vanuíre, a época chamada de Instituto de Educação Índia Vanuíre. Escola Rural do Bairro Toledo. Grupo Escolar da Vila Abarca, na rua Brasil, onde hoje funciona a Escola Profissionalizante.
Imagens da Construção da estrada ligando Tupã a Pompéia, obra do Governador Carvalho Pinto.
Tupã Histórico 1959 – Parte 3
Imagens internas do Grupo escolar Bartira. Tupã tinha 13 mil crianças estudando no município.
Imagens dos colégios de formação técnica Buarque de Macedo e Arthur Fernandes. Imagens do Colégio Dom Bosco, novamente do Instituto Índia Vanuíre.
Imagens de alunas da Escola Normal Nossa Senhora Auxiliadora, mantido e administrado pelas Irmãs Salesianas.
Eventos no Estádio municipal Alonso Carvalho Braga, durante jogo entre Tupã FC x Corinthians de Presidente Prudente.
Tupã possuía um Centro de Pugilismo, para a prática do Box.
Construção da sede do Clube M. Imagens do Tupã Tênis Clube e a rivalidade sempre presente entre os dois clubes.
Apresentação Musical ao som da Orquestra Nelson de Castro, destaque para os músicos e casais dançando.
Fontes:
- Vídeos disponíveis na Internet, em vários sites e canais- Os vídeo aqui postados tiveram melhoria no áudio e imagens, mantendo a estrutura original de quando foi produzido, em 1959, por Carlos Ferreira Damião, Sakae Ishida e Ronaldo Goy.
コメント